Casa ou apartamento: uma questão de prioridades

José Albano é fotógrafo, já morou em apartamento, mas atualmente mora numa casa (local de sua preferência) e por ter vivido nos dois ambientes diz ter uma opinião bem embasada no assunto. É fato que a preferência por morar em casa ou apartamento é muito particular e depende do interesse e do cotidiano de cada um. No caso do fotógrafo, ter de depender de “um meio de transporte” como o elevador é um motivo que o irrita. “Está apertado para ir ao banheiro e ter que esperar o elevador é um drama”. Mas não é só isso. Alguns fatores levantados por ele são bastante comuns, mas outros são bem inusitados, ressaltando que se trata de uma questão realmente individual.
FATORES NEGATIVOS DE MORAR
EM APARTAMENTO

“A padronização me incomoda. Eu não consigo imaginar no oitavo andar. Fecho o olho e vejo que existe o mesmo apartamento, outro igualzinho em cima, outro abaixo, é uma gaiola padronizada. Você mora dentro de uma estrutura que alguém criou para você”, reclama Albano. Ele mesmo desenhou sua casa e a fez conforme seu gosto. A personalização que ele pode dar a sua moradia é mais uma vantagem da qual o apartamento não tem. “Foi eu que desenhei, é minha. Não existe nenhuma outra igual”, diz orgulhoso. O profissional também se mostra irritado com as decisões do condomínio que são sempre coletivas e não agrada a todos. “É preciso uma paciência louca. A tal área social, em geral, feita pelo síndico é um desastre. Eu nunca vi uma área social de apartamento que agradasse, onde seja possível conversar confortavelmente”, desabafa.
BENEFÍCIOS DE MORAR
EM APARTAMENTO

Já Gustavo Guimarães, estudante de medicina, defende que morar em apartamento é melhor por dois fatores primordiais: a segurança e a praticidade com a limpeza. “É prático, suja menos, e geralmente ser menor que uma casa é mais fácil para limpar”, relata. E ainda, segundo ele, a vizinhança o ajuda a manter a segurança. “Posso viajar e sei que quando voltar vai estar tudo no mesmo lugar”. No entanto, Guimarães lamenta não achar o lugar ideal para criar bichos de estimação. “Gosto muito de bicho, mas sei que apartamento não é muito apropriado”, comenta.
BENEFÍCIOS DE MORAR EM CASA
Das vantagens de morar em casa a maior delas é a privacidade e o espaço. Sem vizinhos próximos, há mais liberdade e numa casa espaçosa além de animais de estimação é possível criar plantas. Mas essa vantagem tem o preço da segurança, já que as casas estão mais suscetíveis a furtos e assaltos. Mas quem busca a qualidade de vida e o contato com a natureza de viver numa casa pode buscar uma alternativa nos condomínios fechados.
CONDOMÍNIO FECHADO
De acordo com o diretor da Viva Imóveis, Paulo Angelim, essa é uma boa saída. “Não consigo enxergar desvantagens em morar em condomínios fechados, a não ser o fator privacidade, que se reduz com a inexistência de muros frontais nas casas. As vantagens são muitas e semelhantes aos condomínios de prédios, sendo a maior delas o aspecto da segurança e área de lazer comum”, explica.
A GRANDE PROCURA POR CASAS
Angelim também explicou que como a maioria das pessoas que busca moradia é de baixa-renda, a maior procura é por casas. Fator que o fotógrafo José Albano também destacou para as vantagens .“Apartamento você nunca deixa de pagar. Você compra e todo mês tem que pagar o condomínio e nunca se livra de uma conta mensal. Condomínio é como se fosse um aluguel, mesmo a casa sendo sua”, argumenta. Algumas desvantagens são considerdas de risco para Albano como os conflitos com as vagas na garagem. “Há muitos conflitos no morar coletivo”, analisa. E completa: “Um prédio é uma caixa de barulho. Enquanto aqui, eu acordo com os pássaros cantando, quem mora em apartamento acorda com a descarga do vizinho”.
Há quem tenha uma opinião formada sobre o assunto e já sabe com exatidão onde prefere morar. Contudo, há pessoas que ainda ficam na dúvida de qual dos dois ambientes vão lhe proporcionar mais qualidade de vida, conforto, segurança e lazer. Resta colocar as questões negativas de cada uma, numa balança e optar pelo que fica mais leve.


Ixi amoVeículo: O Estado
Cidade: Fortaleza
Editoria: Imóveis
Data: 12/05/11 Tipo de mídia: Portal





Cetip

Indicadores Financeiros

Moeda

Compra R$

Venda R$

  • Euro

  • 3,0737

  • 3,0756

  • Dolar

  • 2,2226

  • 2,2231


Coopercon - Cooperativa da Construção Civil do Estado do Ceará
Av. Senador Virgílio Távora, 1701 - Sala 1008 - CEP: 60170-251 - Fortaleza/CE - Brasil
Fone: 85 3433.2277